Globo RevistaGlobo Revista
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Ligação, áudio ou texto? As regras de etiqueta para conversas por WhatsApp no ambiente de trabalho
Compartilhe
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Globo RevistaGlobo Revista
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
  • Advertise
Globo Revista - [email protected]
Globo Revista > Blog > Notícias > Ligação, áudio ou texto? As regras de etiqueta para conversas por WhatsApp no ambiente de trabalho
Notícias

Ligação, áudio ou texto? As regras de etiqueta para conversas por WhatsApp no ambiente de trabalho

Luanve Urimkoilslag
Luanve Urimkoilslag Published 11/06/2024
Compartilhe
5 Min Read
Compartilhe

Especialista em carreira dá dicas para você não errar ao mandar mensagens no ambiente de trabalho.

Você é do time que detesta enviar e receber mensagens de voz ou do que manda “podcasts” diários aos amigos? No Brasil, o segundo parece estar ganhando: os brasileiros enviam quatro vezes mais áudios no WhatsApp do que em qualquer outro país do mundo. Foi o que contou Mark Zuckerberg, dono da plataforma, que inclusive se referiu ao app como ZapZap (do jeito que os brasileiros gostam de chamar).

O aplicativo de mensagem deixou de ser um meio de conversar apenas com amigos e familiares e passou a envolver todos os aspectos da vida das pessoas, até o trabalho. Com isso, também surgiram “regras” ou “boas práticas” de como se comunicar por ele (veja dicas abaixo).

“Estamos vivendo a ‘plataformização’ das conversas cotidianas. As redes sociais oferecem funcionalidades que nos apropriamos e isso passa a conformar as nossas práticas e, sobretudo, a nossa comunicação”, explica ao g1 Issaaf Karhawi, do núcleo de pesquisa de comunicação e mídias digitais da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo a pesquisadora, conforme uma sociedade passa a utilizar uma nova ferramenta para se comunicar, novos contratos e arranjos sociais surgem.

“Como resultado disso, nós começamos a desenhar uma ‘conduta ética’ entre as plataformas. O que se espera em cada uma delas e como nos apresentamos em cada uma”, diz.

É essa diferença entre as características de cada rede social que faz com que uma mesma pessoa possa se comportar de maneira completamente diferente no LinkedIn, no Instagram ou no WhatsApp, por exemplo.

“Se pensamos no impacto do WhatsApp no espaço de trabalho, hoje já começamos a discutir coisas do tipo ‘será que é razoável ou não receber mensagem do chefe no final de semana’, ‘será que ele é um espaço de trabalho ou é pessoal’, ‘será que uma pessoa com quem nunca falei pode mandar áudio sem antes se apresentar’?”, explica Issaaf Karhawi.

Por que mandamos tanto áudio?
Não há embasamento científico que explique a adesão massiva dos brasileiros às mensagens em áudio. Mas, para a especialista, o fato do Brasil ser um país acostumado a consumir formatos audiovisuais pode ter influenciado.

“A telenovela tem uma importância ímpar na sociedade brasileira. Ela foi responsável por um certo ‘letramento audiovisual’ da população. Já estávamos habituados”, explica.

A outra hipótese está relacionada a educação básica no Brasil. Quase 9 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não concluíram a escola.

“É evidente que uma funcionalidade de envio de áudio terá mais adesão, pois oferece uma maior acessibilidade”, conclui.


Dicas para não errar mandando zap no trabalho
Ligação, áudio ou mensagem?

“A comunicação em texto é sempre mais delicada porque o receptor da mensagem pode perceber a entonação que ele quiser, o áudio já ajuda nesse aspecto. Mas quando assunto precisa ser mais detalhado, a ligação é a melhor opção”, explica Mariana Torres, especialista em Recursos Humanos e Carreira.

Na dúvida de como ter uma comunicação mais assertiva, sempre pergunte como a outra pessoa prefere falar. E claro, se for a primeira mensagem não se esqueça de fazer uma breve introdução em texto sobre você e qual é o assunto da conversa.

Veja as dicas da especialista para cada formato:

Texto

Evite textos muito longos e sem pausas. Pode escrever tudo em uma mensagem, mas colocar um ‘enter’ entre parágrafos ajuda na leitura.


Nada de abreviar palavras ou usar gírias, é uma comunicação formal. Cuidado com erros de digitação.
Cuidado com palavras de dupla interpretação, precisa ter cuidado redobrado com texto.

Áudio

Prefira um ambiente sem ruídos.


Nada de áudios muito longos (mais de 3 minutos): se for um podcast, é sinal que deveria ter sido uma ligação.


Cuidado com a qualidade do som. Usar um fone de ouvido com microfone é uma boa opção.
Ligação

Garanta que a conexão está boa. Uma ligação com muitas falhas pode interferir negativamente na comunicação.


Seja objetivo no assunto.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhe
Artigo Anterior Ações europeias caem após incerteza política pesar sobre papéis franceses
Próximo Artigo Ministerio Menorah Condenação por morte de adolescente em 2014: o batismo religioso trágico que abalou a comunidade
Deixe um Comentário Deixe um Comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Ricardo Chimirri Candia afirma que a gestão comportamental transforma atitudes e cria uma cultura sólida de prevenção no trabalho.
Gestão comportamental em segurança do trabalho: técnicas para mudar atitudes e fortalecer a cultura de prevenção
Notícias
Braulio Henrique Dias Viana mostra como um diagnóstico empresarial preciso pode transformar desafios em oportunidades reais de crescimento.
Consultoria empresarial: diagnósticos que impulsionam resultados 
Notícias
Dr. Gilberson Wanderley Silva ensina estratégias práticas para enfrentar o estresse do dia a dia.
Estresse no dia a dia? Aprenda estratégias simples para encontrar equilíbrio emocional
Notícias
Gustavo Luíz Guilherme Pinto mostra dicas práticas para dormir melhor sem o uso de remédios.
Gostaria de dormir melhor? Veja como melhorar a qualidade do sono naturalmente
Notícias

Globo Revista

Sobre:

Globo Revista é o seu portal essencial para tudo o que está acontecendo no mundo das celebridades, tecnologia,  De entrevistas exclusivas a reportagens aprofundadas, estamos aqui para manter você atualizado e engajado com o que há de mais relevante e fascinante no cenário global. Acompanhe-nos e descubra um mundo de informações que celebram o estilo e o glamour de maneira única e envolvente.

Populares

Braulio Henrique Dias Viana mostra como um diagnóstico empresarial preciso pode transformar desafios em oportunidades reais de crescimento.
Consultoria empresarial: diagnósticos que impulsionam resultados 
Notícias
Ricardo Chimirri Candia afirma que a gestão comportamental transforma atitudes e cria uma cultura sólida de prevenção no trabalho.
Gestão comportamental em segurança do trabalho: técnicas para mudar atitudes e fortalecer a cultura de prevenção
Notícias
Globo Revista - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?